Um prêmio vale um cliente ou um cliente vale um prêmio?*

Entre os criativos de agência, talvez o maior objetivo seja o de criar peças “geniais” para conquistar um Leão em Cannes. “Tá, O.K., se não der para um felino, serve qualquer outro desses prêmios que se encontram a cada esquina”. É convenção por aí que o bom profissional de criação tem que ter muitos prêmios no currículo. Será?

Na verdade, a principal função de uma agência é comunicar a marca ou o produto de um cliente de forma eficiente e lucrativa. Ganhar prêmios com as criações é plus, um adicional para o reconhecimento da agência e dos profissionais que trabalharam no job. No entanto, entre as paredes da agência, ainda há quem crie com o grande objetivo de colocar mais um troféu na prateleira.

É fato notório que houve uma escola nas duas últimas décadas que propagava a doutrina: “seja bom e ganhe prêmios”. Mas, talvez, a ideologia correta seja: “seja bom, gere bons resultados para os clientes e, se isso acontecer, os prêmios podem vir”. Está mais do que na hora de se aceitar este tipo de pensamento e mudar a forma de ver a publicidade, as premiações e os clientes. Afinal, a criação publicitária não é totalmente livre; depende da demanda, do cliente, de tudo o que envolve o negócio… Enfim, os bons resultados são os atores principais e os prêmios, os coadjuvantes.

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* Texto de minha autoria postado originalmente em www.yepgroo.com.br/blog

Comentários

Julia Moraes disse…
Raquelzinhaa, que fofa!
Não sabia que vc tinha blog. Vou adorar ler suas ideias!
Mil beijinhos e saudades,
Julia.

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