Cliente e agência: uma dicotomia unificada

Uma agência de Publicidade possui como grande missão trazer resultados eficazes para os problemas de comunicação dos clientes. Na agência, os clientes são reis; eles mandam! Mas, por vezes, surgem algumas discordâncias. Aí, administrar uma relação com determinado cliente torna-se uma tarefa árdua. Mas isto não é exclusividade do meio publicitário. Em qualquer relacionamento, independente do grau de profundidade, classe econômica, região ou idioma, conciliar interesses exige muito “jogo de cintura” e muita paciência.


Quando criança, basta um choro para ganhar aquele brinquedo. Na adolescência, muita reclamação, geralmente, surge o efeito desejado. Na fase adulta, é que as coisas complicam… Não há mais artimanhas pessoais que facilitem no convencimento do outro. Então, é preciso apelar para criatividade, jogos de palavras, elevados recursos de técnicas de vendas e silogismos vários para sobrepor a sua ideia. Nos terrenos da amizade e do amor, o carinho fala mais alto, o que facilita o acordo entre as partes. Já no âmbito profissional…


Profissionalmente falando, só argumentos embasados e dados aferidos são capazes de servir como estratégia de persuasão. E na Publicidade, essa tal da conciliação reina! É convencer o cliente daqui, lidar com os criativos dali, ajudar no consenso entre as partes… Enfim, para lidar com essa dicotomia unificada, com esses opostos que se atraem mutuamente – cliente e agência – só com muita sagacidade!

_____________________________________________________

Texto de minha autoria postado originalmente em wwwyepgroo.com.br/blog

Comentários

Carol disse…
Raquel, adorei seu blog! Parabénsss!!!
Como Atendimento, sei bem o que é isso... Cliente dá um trabalho! Mas não dá pra viver sem eles... haha

Postagens mais visitadas deste blog

Oração de Publicitário

Um prêmio vale um cliente ou um cliente vale um prêmio?*