Cliente e agência: uma dicotomia unificada

Uma agência de Publicidade possui como grande missão trazer resultados eficazes para os problemas de comunicação dos clientes. Na agência, os clientes são reis; eles mandam! Mas, por vezes, surgem algumas discordâncias. Aí, administrar uma relação com determinado cliente torna-se uma tarefa árdua. Mas isto não é exclusividade do meio publicitário. Em qualquer relacionamento, independente do grau de profundidade, classe econômica, região ou idioma, conciliar interesses exige muito “jogo de cintura” e muita paciência.


Quando criança, basta um choro para ganhar aquele brinquedo. Na adolescência, muita reclamação, geralmente, surge o efeito desejado. Na fase adulta, é que as coisas complicam… Não há mais artimanhas pessoais que facilitem no convencimento do outro. Então, é preciso apelar para criatividade, jogos de palavras, elevados recursos de técnicas de vendas e silogismos vários para sobrepor a sua ideia. Nos terrenos da amizade e do amor, o carinho fala mais alto, o que facilita o acordo entre as partes. Já no âmbito profissional…


Profissionalmente falando, só argumentos embasados e dados aferidos são capazes de servir como estratégia de persuasão. E na Publicidade, essa tal da conciliação reina! É convencer o cliente daqui, lidar com os criativos dali, ajudar no consenso entre as partes… Enfim, para lidar com essa dicotomia unificada, com esses opostos que se atraem mutuamente – cliente e agência – só com muita sagacidade!

_____________________________________________________

Texto de minha autoria postado originalmente em wwwyepgroo.com.br/blog

Comentários

Carol disse…
Raquel, adorei seu blog! Parabénsss!!!
Como Atendimento, sei bem o que é isso... Cliente dá um trabalho! Mas não dá pra viver sem eles... haha

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros de filme publicitário e spot

Um prêmio vale um cliente ou um cliente vale um prêmio?*

Um novo ciclo