"Multimidiatização"

Hoje em dia, as pessoas são multimidiáticas. Isso quer dizer que elas estão 24h por dia sintonizadas com várias mídias diferentes. Quem nunca usou o computador e deixou a TV ligada ao mesmo tempo? Ou, ainda, usou o micro para fazer algum trabalho enquanto ouvia rádio – mesmo que seja on line?


O uso da própria Internet facilita esse processo, pois possibilita que o internauta entre em mais de um site ao mesmo tempo. Dessa forma, a agilidade fala por si só e toma conta da pessoa que está com a mão no mouse.


Agora vem a grande questão (ao menos para nós, publicitários): até que ponto essa multimidiatização permite que os conteúdos dos anúncios, comerciais e spots sejam completamente absorvidos pelo nosso público-alvo?


É claro que essa questão da globalização para a produção de Publicidade já foi imensamente discutida por profissionais da área. Tanto que, a cada dia, surgem novas ideias no mercado para impactar o consumidor e abordá-lo de formas diferentes. No entanto, o intuito deste post deve-se a outro fator: como uma mensagem publicitária pode impactar uma pessoa multimidiática.
Bom, o ideal para resolver esta colocação seria uma profunda e demorada pesquisa para saber em que horário, de que forma e com que freqüência as pessoas utilizam cada uma dessas mídias. Certamente, já há algum tipo de pesquisa no âmbito.


Mas para saber o que realmente agrada e desperta a curiosidade do consumidor, só há um jeito: planejar uma campanha multimidiática na linguagem delas, focando no perfil de público-alvo mais condizente com o produto.


Ah, como era bom quando as famílias se reuniam na sala ao redor do rádio para ouvir as notícias e, consequentemente, as propagandas que entremeavam a programação. Mas surgiram a TV, a Internet, a WEB 2.0... Enfim, tudo mudou e o negócio publicitário passou a exigir mais dos criativos.


Com a TV digital, o mercado prevê um novo desafio: como anunciar? Se será possível “mandar” na programação, pulando os comerciais, o que vai fazer com alguém pare e assista a anúncios de supermercados com jingle?


Para essa e tantas outras questões, só há uma resposta: ideias espetaculares em mídias variadas! É, haja criatividade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiros de filme publicitário e spot

Um prêmio vale um cliente ou um cliente vale um prêmio?*

Atingir a meta = hora de comemorar