Ah, os anuários...

Todo publicitário de verdade gosta de livros? É, talvez. Mas de um certo tipo de publicação, especificamente, não tenho dúvidas que sim: o anuário, é claro!


Ah, quem não gosta de se deliciar com as pérolas da criação publicitária. Não importa a origem, a agência ou o cliente, o mais importante é a peça! Aquela que foi ouro em Cannes ou recebeu alguma outra premiação ao redor do mundo, ainda que em pequena escala; todas essas peças que merecem ir para o santuário anual da publicidade, o anuário.


Todo estudante quando ganha seu primeiro anuário experimenta uma emoção antes desconhecida. É encantador e, ao mesmo tempo, estimulante ter em mãos a “bíblia da criação”. Olhar seus mestres, analisar obras de outros tantos que você nem conhece, ver pela primeira vez nomes de jovens talentos e admirar a criatividade alheia, sonhando em um dia deixar seu nome marcado numa daquelas páginas, ainda que em letras minúsculas e imperceptíveis - na maioria das vezes.


Apesar de não ser o real objetivo de um publicitário (pelo menos é como tentam catequisar a maioria dos iniciantes na área), ganhar prêmio faz parte do trabalho. Não é a grande finalidade da criação, mas é, digamos, uma espécie de continuação do job. Sem dúvida, criar é uma atividade libertadora e sem limites!

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